segunda-feira, 2 de agosto de 2010

6 dias no Ibitiraquire


Bem!!! nos últimos meses estive realizando alguns projetos pessoais,entre eles de acrescentar alguns cumes que faltavam na minha lista como Ibitirati,União,Camelos,Ciririca e o majestoso Pico Paraná.


(cachoeira do Professor)

Dia 16 de março parti aqui de Paranaguá disposto à ficar uma semana no meio do nada, já que estava de férias.Como sempre fui sozinho só com a cara e a coragem como dizem por aí, e depois de uma breve viagem lá estava eu na cabeceira da ponte do Rio Tucum tendo mais alguns kms de caminhada pela frente.Chegando na fazenda só havia um senhor que me informou não ter ninguém na casa de apoio,então ao invés de esperar fui levantando acampamento pois já passavam das 6 hs da tarde já que não pretendia subir a noite mesmo,não demorou muito e logo chegou o empregando do Dilson,pedágio pago, hora de preparar o rango e dormir.Na manhã

(Pedra da Corda)

seguinte o tempo fechou geral, mesmo assim parti e passando pela bifurcação do Itapiroca encontrei quatro pontagrossenses dizendo ´´se fosse você voltaria pois o tempo tá feio lá pra cima!!``e pior que eles estavam com razão, o dia todo ficou naquela garoa chata.No A2 escondi a mochila e fui de ataque ,só que começou a chover mais forte e retornei do falso cume, no caminho me abriguei sob as rochas esperando alguma melhora, só que essa melhora ficou pro dia seguinte.Tive que armar a barraca embaixo de uma chuva torrencial que alagou todo o piso da mesma,fazer o que! quem tá na chuva é pra se molhar.

(Aqui eu com o Serginho)

No dia 18 amanheceu fantástico fui logo aproveitado pra registrar as paisagens antes que sumissem novamente e lógico atacar o PP onde cheguei depois de uma hora, fui devagar curtindo cada metro da subida,tempo não iria faltar. A 1ª montanha da lista já estava galgada,agora era a vez do União e do Ibitirati,o início da trilha é íngreme e depois de tanta chuva estava escorregadia pra caramba,no fundo vale uma pequena mata nebular dá um ar sombrio e ao mesmo tempo encanta,fiquei cerca de meia hora no Ibitirati curtindo o belo visual que se têm.

(Na árvore gigante,pausa para a foto clássica)


Depois de 2 dias na montanha apareceram as primeiras almas vivas um grupo de + ou - 7 pessoas, nessa altura eu já estava de partida tendo pela frente o Ciririca; montanha que desde pequeno sonhava em alcançar. De volta a fazenda tive a sorte de arranjar uma carona até o Posto Túlio com um cara de Curitiba, super gente fina.

(Amanhecer do dia 18 de março 2010)

Cheguei na fazenda da Bolinha já eram 8 hs passadas e não havia ninguém,só vacas e gatos,não demorou muito e logo chegou um casal simpático que me autorizou acampar por ali mesmo.


(No cume do Ciririca)

Na manhã seguinte chegou um pessoal a maioria da Associação Montanhistas de Cristo entre eles o Serginho que conheci no Marumbi ano passado,que dispensa comentários,acho que não há lugar na serra que não tenha ido.

( No cume do Pico Paraná)

Acompanhei eles até a bifurcação do Tucum,de lá em diante era eu e aquela trilha no meio da mata úmida rodeada de arvores gigantes e de muitas histórias dos que um dia já a palmilharam e afirmam ´´O Ciririca é a montanha``o K-2 paranaense, e de fato é mesmo,só indo lá pra sentir de perto
(Fazenda da Bolinha)

a emoção e energia do lugar. Cheguei no cume do Ciririca em 6:30 hs, nada mal pois nunca tinha
caminhado pela região e fui só baseado em relatos publicados no portal http://www.altamontanha.com/


(Na foto acima aparecem as corcovas do camelos)

(Aqui os picos União e Ibitirati) mais fotos dessa aventura: http://picasaweb.google.com.br/marumbinista82/PicoParana18032010#




////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário